Seja bem vindo ao O Ser Profeta!!! Deixe sua mensagem no Rodapé.

Evangelizando para um Mundo Novo!

“Sou Assim e Não Vou Mudar Nunca!”

InícioFormação“Sou Assim e Não Vou Mudar Nunca!”
Post Image

-”Eu sou assim e não vou mudar!”

Muitas vezes, e em muitos casos, nós nos deparamos com alguém falando essa frase ou nós mesmos a falamos (ou alguma das variações possíveis dessa frase), mas vamos refletir sobre o que queremos dizer com ela.

Em minha opinião, a frase se mostra como uma tentativa de fazer a seguinte afirmação: “Nossas ações e quem nós somos  surgem a partir  de fatores externos, logo, estão fora de nosso controle; então não podemos mudar, pois não teríamos como alterar esses fatores(Exemplo:”Nasci assim, por isso não posso fazer nada”)”.

Para nós católicos, no entanto, essa frase não condiz com nossa doutrina por muitos motivos; e creio também que essa frase acabe soando mais como uma espécie de decisão individual nossa e não como uma constatação dos fatos. Afinal de contas, Jesus nos chama à conversão, ou seja, o próprio Senhor que nos criou e nos conhece muito melhor que nós mesmos nos chama à mudança de vida, ou seja, à conversão definitiva através da perseverança  no seguimento do evangelho que nos foi deixado e é guardado pela Santa Igreja.

Meus irmãos, a conversão é um dom de Deus e um chamado que é feito a todos nós, e que chega até nós através de Seu amor gratuito por cada um. Portanto, dizer do contrário soa como um grande engano para qualquer um que tenha experimentado ou que vive o processo de conversão diária em sua vida. No entanto, Deus nos ama tanto que nos deixa livre para escolhê-Lo ou não, e ao dizermos essa frase não estamos constatando um fato da nossa natureza, como se fosse uma espécie de “capacidade de auto análise e auto conhecimento perfeito”; mas, o que realmente estamos fazendo é tomando uma decisão de não mudar, ou seja,  estamos escolhendo viver  sem  nos decidir pelo amor de Deus em nossa vida, como centro e razão de nosso viver.

Portanto, espero que possamos aproveitar o tempo de quaresma, esse tempo que a Igreja nos chama a mudança através, principalmente, do jejum,  oração e esmola, para aproveitarmos todas as graças que Deus está sempre disposto a derramar em nossas vidas. Colocando por terra essa grande mentira que colocamos em nossa vida “Sou assim e não vou mudar nunca”.

E assim, nos converter por inteiro, corpo e alma, ao plano de amor que Deus guarda para cada um de nós com todo o carinho e todo seu maravilhoso amor!!!

Paz e Bem.



Postado por

Dyego Carlétti é biólogo e blogueiro. Formado em Ciências Biológicas pela UFF e mestre em ciências pela Fiocruz, graduando em Tecnologia em Sistemas de Computação pelo CEDERJ/UFF. Criador do O Ser Profeta, promove a evangelização pela internet, levando as pessoas a um encontro pessoal com Deus.

3 comentários | ““Sou Assim e Não Vou Mudar Nunca!”

  1. É verdade, meu irmão! Não podemos deixar que a "Síndrome de Gabriela" – Eu nasci assim, eu cresci assim… – permaneça em nossa mente e em nosso coração! A quaresma é uma grande oportunidade de reavaliarmos o que precisamos mudar como pessoa, como cristãos que somos, como ser humano seja em nossa casa, nossa família ou trabalho. Não desanimemos!!! Bom texto irmão! Deus abençoe!

Deixe um comentário