Seja bem vindo ao O Ser Profeta!!! Deixe sua mensagem no Rodapé.

Evangelizando para um Mundo Novo!

[ Católico de Verdade! ] O Santo Rosário

InícioCatólico de Verdade![ Católico de Verdade! ] O Santo Rosário
Post Image

Para darmos início a essa série de reportagens falaremos um pouco do Santo Rosário, um devoção a Nossa Senhora que tanto tem seu valor, uma vez que quando o rezamos conversamos diretamente com Maria, através da meditação dos Santos Mistérios. O terço é uma oração dinâmica que você não precisa tirar um tempo do seu dia para rezá-lo. Você pode rezar ao longo seu dia de trabalho/estudo, dando início, por exemplo, assim que você sai de casa a caminho do seu trabalho/estudo. Lembre-se que cada pessoa tem seu ritmo e rotina, porém não deixe de rezar! Abaixo, aprenda mais um pouco sobre o Santo Rosário!

SIGA o @oserprofeta agora e mantenha-se mais atualizado!

Como rezar o terço

Como surgiu a oração do Santo Rosário

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.

O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

Palavras de João Paulo II sobre a Oração do Rosário

“O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa.

Podemos dizer que o Rosário é, de certo modo, uma oração-comentário do último capítulo da Constituição “Lumen Gentium” do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. No fundo das palavras “Ave Maria”, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe.

Nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os atos que compõem a vida de cada indivíduo, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade: os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos. Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”.

João Paulo II

Como rezar o Rosário

Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.

  1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
  2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
  3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
  4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
  5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
  6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
  7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
  8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
  9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

Orações do Santo Rosário – O Terço

Sinal da cruz

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Credo

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória

Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento do Terço

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.

O Santos Mistérios

MISTÉRIOS GOZOSOS OU DA ALEGRIA (SEGUNDAS E SÁBADOS)

  1. No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (cf. Lc 1,26-39).
  2. No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (cf. Lc 1,39-56).
  3. No terceiro mistério contemplamos o Nascimento do Menino Jesus em Belém (cf. Lc 2,1-15).
  4. No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora (cf. Lc 2,22-33).
  5. No quinto mistério contemplamos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo (cf. Lc 2,42-52).

MISTÉRIOS LUMINOSOS OU DA LUZ (QUINTAS-FEIRAS)

  1. No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus, feito por João Batista, no Rio Jordão (cf. Mt 3,13-16).
  2. No segundo mistério contemplamos Jesus, nas bodas de Cana, transformando a água em vinho a pedido de Maria (cf. Jo 2,1-12).
  3. No terceiro mistério contemplamos Jesus anunciando o Advento do Reino e convite à conversão (cf. Mc 1,14-215).
  4. No quarto mistério contemplamos a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor (cf. Lc 9,28-36).
  5. No quinto mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia, onde Jesus faz alimento com o seu corpo e o seu sangue (cf. Mt 26,26-29).

MISTÉRIOS DOLOROSOS OU DA DOR (TERÇAS E SEXTAS-FEIRAS)

  1. No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto (cf. Mc 14,32-43).
  2. No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna (cf. Jo 18,38-40; 19,1).
  3. No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinho de Nosso Senhor (cf. Mt 27,27-32).
  4. No quarto mistério contemplamos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário (cf. Lc 23,20-32; Mc 8,34b).
  5. No quinto mistério contemplamos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Lc 23,33-47).

MISTÉRIOS GLORIOSOS OU DA GLÓRIA (QUARTAS-FEIRAS E DOMINGOS)

  1. No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor (cf. Mc 16,1-8).
  2. No segundo mistério contemplamos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu (cf. At 1,4-11).
  3. No terceiro mistério contemplamos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém (cf. At 2,1-13).
  4. No quarto mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu (cf. l Cor 15,20-23.53-55).
  5. No quinto mistério contemplamos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos (cf. Ap 12,1-6).
Conte um pouco sobre a sua experiência com o Santo Rosário! Aguardem o próximo artigo da Série [ Católico de Verdade! ] A Santa Missa… 


Postado por

Dyego Carlétti é biólogo e blogueiro. Formado em Ciências Biológicas pela UFF e mestre em ciências pela Fiocruz, graduando em Tecnologia em Sistemas de Computação pelo CEDERJ/UFF. Criador do O Ser Profeta, promove a evangelização pela internet, levando as pessoas a um encontro pessoal com Deus.

Deixe um comentário